segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Provençal, aromático e saboroso!




Sábado, 24/11. Eu não deveria dizer que foi uma noite sensacional, pois acho isso de todas as noites no antirrestaurante, desde que abrimos as portas de nosso apartamento para receber pessoas desconhecidas e também nossos amigos.
Mas que a noite foi especial, isso foi! Um pouco pelo fato de contar com a ajuda de Luciana, na tarefa de bem receber os convivas, o que nem sempre é possível para ela, mas quando acontece o prazer se multiplica. Outro tanto, pelo fato dos 14 lugares da casa estarem preenchidos com pessoas interessantes e dispostas a aproveitar a experiência da melhor forma possível.



Mas certamente o fato da noite ter dado tão certo, passou pela cozinha. Uma entrada, um prato principal com acompanhamento e DUAS sobremesas. Cardápio muito bem elaborado, receitas bem executadas e, principalmente, beleza e sabor no ponto certo.


Começamos o serviço da noite com a entrada: clafoutis de tomate. Minha versão, salgada, para a clássica torta francesa de cerejas. Aqui no antirrestaurante ela foi preparada com tomates maduros, tomilho e bacon. Na massa, ovos, creme de leite, pouca farinha e queijo.
Resultado final: no ponto certo! 








Fim do primeiro ato, passamos para o prato principal: carne à provençal.


Como diz o nome, esse prato vem da região da Provence, na França e faz parte da gastronomia mediterrânea, uma das mais utilizadas aqui na Casa Cardozo. 
A receita é simples, porém os aromas e sabores, depois de algumas horas na panela, não deixam dúvidas, você está prestes a provar uma comida dos deuses.
Carne com vinho tinto, alecrim, tomilho, bacon, tomate, cenoura e azeitonas pretas. O prato teve acompanhamento de purê de batatas. Você não vai conseguir sentir o aroma, muito menos o sabor pelas fotos. Mas se quiser, é só pedir que eu faço esse prato para você, aqui no antirrestaurante ou na sua casa...





Presença dos convivas, que ocuparam as duas salas de nosso apartamento e além da comida, aproveitaram para degustar ótimos vinhos, espumantes, cervejas, alguns refrigerantes e muita água!






No meio da semana passada, um pedido para que a noite tivesse duas sobremesas foi prontamente atendido. Porque no antirrestaurante é sempre assim, os convidados podem sugerir, pedir, combinar. Tudo é possível!
A primeira da noite foi um pavé de café. Uma torta de biscoito com café, chocolate, ricota e  creme de leite fresco. Uma livre adaptação para um tiramisù caseiro.




A segunda sobremesa e último prato da noite: compota caseira de morangos, com creme de leite e iogurte grego batidos. Como já disse, foi um pedido dos convivas, prontamente atendido e com muito prazer...





Fim de mais uma noite no antirrestaurante. Um enorme prazer em receber e cozinhar para os novos visitantes de nosso apartamento.



Espero seu contato, pelo e-mail  casacardozo@gmail.com  ou pelo telefone 51  8574-4572 para reservas em nosso próximo jantar.
Dia 01/12 – Sábado – 20:30h

Entrada – Salada niçoise - com tomate, pepino, pimentão, aipo, ovos, azeitonas, alcaparras, manjericão, alface e anchovas.

Principal – Risoto de cogumelos - arroz arborio, cogumelos variados e a cremosidade do queijo e da manteiga. Acompanha lulas grelhadas com salsa verde de manjericão, hortelã e alcaparras.

Sobremesa - Compota caseira de morangos, com creme de leite e iogurte batidos.

Valor da partilha:  R$ 45,00 por pessoa.

Bom apetite!