segunda-feira, 29 de outubro de 2012

2 maneiras de conhecer o antirrestaurante Casa Cardozo




Na semana que passou, tivemos os dois exemplos de como funciona a Casa Cardozo antirrestaurante.
Na quinta-feira, um jantar "fechado" para um grupo de amigas. Elas fizeram contato com o antirrestaurante e escolheram o dia e o cardápio. As meninas foram chegando e confraternizando na sala enquanto eu terminava a preparação dos pratos na cozinha. Uma típica reunião de amigos em casa.


Já no sábado, o jantar estava programado e agendado aqui no blog. Assim, recebemos contatos para reservas individuais e os lugares foram preenchidos aos poucos. Nessa versão, os convidados da noite compartilham a refeição e os lugares à mesa com pessoas,  até então, desconhecidas. Mais do que um simples jantar, uma experiência gastronômica completa. Sabores que podem ser desconhecidos ou com outras leituras e encontros que podem virar uma nova amizade.


Assim, temos duas maneiras principais para conhecer o antirrestaurante: um jantar privado para um grupo de amigos, colegas, aniversários e comemorações diversas, ou em um de nossos jantares agendados aqui no blog, onde aceitamos reservas para uma, duas ou mais pessoas que irão compartilhar o jantar com outras na mesma situação.


Como eu já expliquei, o cardápio do jantar de quinta-feira foi totalmente escolhido pelos convivas. E foi uma bela escolha!
Começamos a noite com um "escondidinho mediterrâneo": uma camada de polenta mole com muito parmesão, uma camada de linguiça colonial, moída na faca, com molho de tomates e azeitonas negras, mais uma camada de polenta e finalização de molho. Depois, isso tudo vai ao forno e é levado à mesa quentinho, quentinho...






Para o prato principal a escolha foi o nosso, já famoso, pernil de cordeiro assado. Coincidentemente, o mesmo prato que serviremos no próximo sábado, em jantar já agendado aqui no blog e com reservas abertas.
O nosso cordeiro é temperado com vinho branco, alecrim, hortelã, alho, azeite e zimbro. Depois ele é assado por algumas horas e vai à mesa no ponto certo com um belo molho de vinho tinto, hortelã e caldo de cordeiro.




As meninas e muita diversão!




A sobremesa escolhida acabou sendo a mesma que já estava programada para a noite de sábado. Sendo assim, tivemos a mesma sobremesa nos dois jantares da semana: torta de biscoito com café e licor, creme de ricota com nata e chocolate amargo picado.



Bela noite, com ótimo cardápio e mesa bastante animada!


Agora as fotos de sábado. O cardápio da noite também é uma tradição da casa: tajine e couscous marroquino. Já foi apresentado algumas vezes e está cada vez melhor!


Para entrada, preparei uma berinjela recheada e assada. Primeiro ela vai para a "chapa" para ser retirada a polpa. Depois é feito o recheio com tomates, cebola roxa, orégano e a polpa de berinjela. Para finalizar, vai ao forno com bastante mozzarella.





Tajine, esse foi o prato principal. Tajine é um cozido de carne marroquino e leva muitos ingredientes, que bem combinados em fogo baixo por muitas horas, faz a carne desfiar completamente. Eu usei carne de gado e carne de cordeiro em igual proporção, temperei com pimenta síria, sumac, gengibre e páprica. O prato ainda leva tomates, grão-de-bico, cebola, abóbora e ameixa seca. O tajine foi servido sobre couscous marroquino, com castanha-do-pará e uva-passa. Sim, isso só pode ser delicioso!




Noite quente e animada na Casa Cardozo. Convivas com vontade de aproveitar a noite...





Aqui a sobremesa já comentada.




Para quem quer conhecer o antirrestaurante Casa Cardozo, é só fazer uma reserva pelo e-mail  casacardozo@gmail.com 
Para informações de datas e cardápios, é só acompanhar aqui no blog, na barra acima dessa postagem. Outras informações pelo fone 51  8574-4572.

Na quinta-feira, dia 01 de novembro, véspera de feriado, teremos mais uma edição do nosso Cordeiro da Casa Cardozo. Aguardo a visita de vocês, bom apetite!