segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sabores da Jamaica no antirrestaurante.



Antes de falar sobre o jantar do último sábado, que teve um filé de peixe assado à moda da Jamaica, vou informar a agenda da semana: na quinta teremos um jantar "fechado", que é como eu chamo as reservas feitas por um grupo de amigos, em uma data e com cardápio escolhido por eles. Nesse caso o grupo escolheu um pernil de cordeiro assado, o clássico da Casa Cardozo.
No sábado, ainda com reservas abertas, teremos a reedição de um prato marroquino, o tajine, muito saboroso e mesmo que um tanto exótico no Brasil, de gosto muito apreciado pelo brasileiro.

Dia 27/10 – Sábado – 20:30h

Entrada – Berinjela assada - recheada com tomate, cebola, queijo e orégano.

Principal – Tajine de carne e couscous marroquino - do Marrocos, esse ensopado de carne bovina  e de cordeiro, com tomate, cebola, abóbora, ameixa seca e grão-de-bico. Tudo servido sobre o tradicional couscous marroquino.

Sobremesa - Pavé de café - torta de biscoito, com chocolate, ricota e café. Uma livre adaptação para um tiramisù caseiro.


Valor da partilha:  R$ 45,00 por pessoa.

Para saber de outras datas e cardápios, vá na barra acima dessa postagem em Datas e Cardápios. Espero a sua reserva!

Então vamos ao peixe!


Foi uma ótima noite, um tanto exclusiva pelo número de convivas, muito divertida.


Como sempre, tudo na cozinha começa com um bom caldo, feito em casa é claro. Nesse caso, serviu para cozinhar uma lentilha que mostro em seguida...


A entrada da noite foi uma salada de brócolis, tomates, cebolinha, bacon e molho de mostarda.




A inspiração para o prato principal da noite foi a Jamaica e por isso escolhi essa receita: peixe (filet de Saint Peter) assado com tempero de pimentas (da jamaica, vermelha, do-reino...) e páprica picante.


O peixe teve o acompanhamento de batata-doce assada com o mesmo tempero de pimentas e lentilha al dente, com tomate, cebola, alho-poró e castanha-do-pará.



Os convivas que, em sua maioria, estavam no antirrestaurante pela primeira vez e também compartilhando o jantar, juntos, pela primeira vez, foram ótimos. Uma noite muito agradável, com ótimo "papo" e bastante diversão.



Também pensando na Jamaica, para a sobremesa, elaborei um clássico da casa, pudim de tapioca ao leite de coco, mas com cobertura de bananas  ao mel, açúcar mascavo e rum...




Foi uma ótima noite, em que abri as portas de minha casa para oferecer um jantar e acabei conhecendo pessoas muito interessantes. Conclusão: afinal de contas, é o que mais gosto nesse "trabalho"...



Se você também quiser conhecer a Casa Cardozo, lembre que é necessário fazer uma reserva. O principal canal para isso é o e-mail  casacardozo@gmail.com , mas você também pode pedir informações pelo fone 51 8574-4572. Espero o seu contato.

Bom apetite!