segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Cordeiro do Cardozo.



Como já disse antes, não temos preferência por ingredientes, pela culinária de algum país ou por uma linha gastronômica a ser seguida. Nossa cozinha não é étnica e gostamos da culinária de um modo geral. Mas uma das receitas que repetimos quase todo o mês é o assado de pernil de cordeiro, com molho de vinho e hortelã. Já é um clássico do antirrestaurante e posso afirmar: estou me superando, tanto no assar, quanto no molho...


Recebemos, como de costume, as pessoas em nosso apartamento da Rua Miguel Tostes, em Porto Alegre...





A entrada da noite foi uma criação da casa (acho!). Com nome simples, esse “escondidinho mediterrâneo”, leva uma camada de polenta com parmesão, uma camada de molho de tomates com linguiça colonial moída e camarões. Depois mais uma camada de polenta. O ramequim vai ao forno e depois ganha mais um pouco de molho, antes de ir à mesa.



Depois passamos para o cordeiro do título. Pernil temperado com zimbro, alho, hortelã, alecrim e vinho. Assado lentamente, até a carne começar a desgrudar dos ossos. Servido com molho de vinho tinto, caldo de carne (feito no antirrestaurante), manteiga e hortelã. Como acompanhamento, servimos outro “tradicional” da casa: purê de batatas variadas (4 tipos de batatas), com noz-moscada e gengibre.





Convivas em momento de descontração...




Ambrosia de sobremesa: receita da família para adoçar o fim do jantar.




Para fechar a postagem de hoje, algumas observações importantes:

1 – Se você não come carnes e mesmo assim quiser conhecer o antirrestaurante em um dia com carne no cardápio, é só combinar. Avise com uma pequena antecedência, que nós vamos preparar algo diferente para você.

2 – No próximo sábado estarei em Curitiba, fazendo a primeira edição da Casa Cardozo fora de sua própria “casa”. Por isso, vamos ficar alguns dias sem evento em Porto Alegre.

3 – A próxima data, em Porto Alegre, será no sábado, dia 02 de junho. É só dar uma conferida na seção “cardápio” aqui no blog e aproveitar para fazer a sua reserva. Teremos salmão com molho pesto nesse dia...



Até a próxima e bom apetite!