terça-feira, 29 de maio de 2012

Edição Curitiba - Longe de Casa



Pela primeira vez o antirrestaurante saiu de casa e foi viajar. A Edição Curitiba, no dia 26/05, aconteceu graças ao grande apoio da ótima anfitriã Vera Carvalho, que abriu as portas de sua casa para o evento acontecer.


A casa tinha suas diferenças, se comparado com nosso apartamento, mas o conceito do antirrestaurante Casa Cardozo foi mantido.




O serviço também foi igual: entrada + prato principal + sobremesa.
Como entrada, servi uma caponata siciliana com crostini. Um prato com berinjela, tomate, cebola roxa, alcaparras, azeitonas pretas e um toque brasileiro de castanha-do-pará. Acompanhado de pão tostado com azeite de oliva e um leve toque de alho.




A escolha do prato principal foi feita pensando no clima frio de Curitiba. Polenta "mole" e bastante cremosa com adição de parmesão uruguaio. Ragu de carne de costela: escolhi a costela para lembrar um pouco a origem da casa Cardozo (Porto Alegre). O molho feito com caldo artesanal de carne, tomates pelados e cerveja escura, entre outros ingredientes. Para finalizar o prato, rúcula com azeite e pimenta-do-reino.





Como sempre, a parte principal do evento fica por conta dos convivas. Na edição de Curitiba, tive a alegria de reencontrar velhos amigos e conhecer novas pessoas. Sempre muito bom...









A sobremesa foi o já tradional Tapioca Pudding: um pudim de pérolas de tapioca ao leite de coco com cobertura de ganache de chocolate.



Ainda tivemos um café e muita conversa antes de encerrar a noite. Tenho que admitir: tinha dúvidas em levar o antirrestaurante para "fora de casa".
Não tenho mais. Foi ótimo, sensacional, quero repetir em Curitiba e levar para outras cidades...

Mas agora já estou em Porto Alegre e preparando o próximo evento no apartamento da Miguel Tostes:


Dia 02/06 sábado – 20:30h

Entrada - Salada de lentilha – com ricota temperada, folhas de espinafre e os sabores do gengibre, hortelã, coentro e limão.

Principal - Filet de salmão - assado com pesto, acompanhado de batatas e cogumelos com molho cítrico.

Sobremesa - Tapioca Pudding – pérolas de tapioca ao leite de coco com cobertura de maçãs e canela.

Preço do jantar: R$ 40,00 por pessoa.

Reservas pelo telefone 51 8574-4572  ou e-mail  emarcoscardozo@hotmail.com

Bom apetite!