quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O prazer de um verdadeiro slow food!


Na semana passada seguimos nossa, maravilhosa, rotina dos últimos quatro anos: jantares para grupos de amigos nos dias de semana e um jantar "aberto" no sábado. A diferença entre um e outro, é que no jantar aberto, você acaba conhecendo novas pessoas durante a noite e no caso dos "exclusivos", em qualquer dia da semana, é mais uma reunião de bons amigos, colegas de profissão ou o famoso jantar em família.



O meu prazer em receber e cozinhar é o mesmo, seja qual for a data ou o motivo da reunião.

Podemos receber até 15 pessoas por jantar e o serviço mais comum tem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Algumas variações podem ser feitas, caso você combine antes.

Com quase quatro anos de "portas abertas", o único fator que nos faz perder a chance de receber mais pessoas, é a necessidade absoluta de reservar uma data, com antecedência mínima de 2 dias, para que você tenha, realmente, uma ótima experiência gastronômica.

Muitas pessoas (muitas mesmo!) procuram o antirrestaurante no dia jantar e como a maior parte das compras é feita um dia antes e o processo da cozinha começa pela manhã (bem cedo!) e se estende ao longo do dia, é impossível aceitar reservas na hora. E por que desse esquema de reservas? Simples, principalmente porque apenas uma pessoa cuida das compras e cozinha para você, um cozinheiro chef exclusivo, o que requer maior tempo na escolha dos ingredientes e no preparo do jantar.

Tudo isso para dizer: quero receber todos e se você tentou em cima da hora e ficou sem reserva, não desista! Tente programar sua visita, tenho certeza que vai gostar da visita, da comida e da nova experiência!



O jantar "aberto" de sábado (01/08) contou com a presença de velhos amigos da casa e visitantes de primeira viagem. Para o cardápio da noite, começamos com uma pequena degustação de sabores e texturas: linguiça grelhada com ketchup de goiabada e milho torrado e cebola roxa assada com pérolas de tapioca no açafrão da terra, limão siciliano e cachaça de laranja.



Depois um clássico: cassoulet!


Cozido de feijão branco, com linguiça de porco, tomates, alecrim, pimenta, pimentão, cenoura, cebola e batata. Tudo muito temperado. Coberto com “migalhas” de pão e alho, dourado no forno e servido em ramequins individuais. Uma pequena concentração de sabores sem igual!



Para o prato principal da noite, uma carne com molho de mostarda Dijon e vinho tinto. Acompanhado de arroz com lentilhas e alho-poró.


Um molho que você não esqueceria tão cedo...




Como tudo tem que acabar, que seja em grande estilo: ganache (chocolate e creme de leite fresco), "farofa" de amendoim, uva-passa ao rum, toque de laranja e calda de bergamota.



Lembre que você pode conhecer a Casa Cardozo em qualquer dia da semana, mas para isso é necessário uma reserva. Pode ser sozinho, um casal, poucos amigos ou uma família inteira, podemos receber até 15 pessoas por jantar.

Venha com apetite!

Marcos Cardozo.
Casa Cardozo antirrestaurante.
51 85744572 (WhatsApp)
e-mail casacardozo@gmail.com
Instagram @casacardozo
Página facebook Casa Cardozo antirrestaurante