segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sexta e sábado. Dois dias para não esquecer!


Tomates assados com tomilho e balsâmico.
Foto Cassiano Gomes

O último final de semana foi movimentado no antirrestaurante, almoço na sexta e jantar no sábado. Isso tudo com direito a convivas conhecendo a casa pela primeira vez, alguns fazendo a segunda visita, velhos amigos e clientes de muitas noites. Tive também o prazer de receber, pela primeira vez jantando na Casa Cardozo, a minha irmã Márcia que muito ajudou nos primeiros jantares; Cassiano, proprietário do Espaço Guadalupe (um lugar muito legal no Bom Fim); o pessoal do Destemperados (mais uma vez) e para fechar a conta, uma gravação para a RBS TV. Ufa! Um ótimo final de semana...



Na sexta, almoço com o prato mais clássico do antirrestaurante: cordeiro assado com molho de vinho! 
Mas o serviço começou com uma entrada de muitos (e ótimos!) sabores: salada de lentilhas, cozidas no ponto, macias mas ainda firmes, prato servido frio. Com cebola roxa, tomates assados com tomilho e balsâmico e "cobertura" de queijo gorgonzola. Sim, uma delícia!




Chegou a hora de servir o cordeiro, mas antes ele passou 24h marinando com vinho branco, azeite, alecrim, hortelã e zimbro. Depois mais algumas horas no forno (mais baixo possível) e foi servido com molho de vinho tinto! Como acompanhamento eu servi purê de batatas com gengibre e noz-moscada e cogumelo recheado com alecrim, balsâmico, tomates e azeitonas negras...

Foto de Cassiano Gomes



 Na sobremesa, pudim de pérolas de tapioca ao leite de coco e calda de morangos. Simples, perfeito!


 Foto Cassiano Gomes

O dia vai terminando e a noite chegando, mas os convivas sempre animados...




Agradecer a visita, dizer que foi fantástico, mas partir para a cozinha e começar a preparar o jantar de sábado...


A entrada escolhida para a noite foi muffin de queijo e bacon com cebolinha. A massa é feita com ovos e farinha de rosca e assada em formas individuais. Como acompanhamento, folha de alface roxa com molho de cogumelos grelhados com alecrim.



O prato principal é uma das carnes mais saborosas que já servi: roulade de contrafilé!
Um contrafilé recheado com tomate seco, azeitonas negras e salsa picada. Enrolado e passado em farinha de trigo, ovos e farinha de rosca, antes de ir ao forno para assar!! O prato ainda foi servido com purê de moranga e fatias de rabanete e aipo, com molho de azeite, vinagre e pimenta.






Noite muito agradável em Porto Alegre. Com esses convivas, melhor ainda...




Morangos na sobremesa, que é fruta da estação e combinados com o pudim de tapioca ao leite de coco, fez o par perfeito dos dois dias.




Assim foram os dias 14 e 15 de setembro no antirrestaurante. No próximo final de semana estarei em Curitiba, para a 2ª edição da Casa Cardozo naquela cidade. Farei dois jantares, com reservas já encerradas, e volto para Porto Alegre para realizar jantar "fechado" na quinta, dia 27/09 (se quiser reservar em qualquer dia, apenas para seu grupo, é só escrever). Depois disso já temos jantares e cardápios agendados no sábado dia 29/09, 06/10 e 13/10. Escolha a sua data e faça uma reserva para conhecer o antirrestaurante Casa Cardozo.

Até lá e bom apetite!