Depois de alguns dias dividindo o tempo na cozinha, com a divulgação do antirrestaurante em sites e tv's, fechamos a semana com dois cardápios dignos da boa comida caseira pelo mundo. Tivemos berinjelas assadas, tajine com cordeiro e grão-de-bico, alcatra recheada com ameixa seca e castanhas e ganache de chocolate, amargo e branco, com uva passa, castanha e laranja...
Além da comida, recebemos muitas pessoas, realmente interessantes em nossa casa e mais do que isso, pessoas que estavam em um antirrestaurante pela primeira vez. Isso é muito bom!
Na quinta-feira, dia 4 de outubro, a inspiração veio do Marrocos, Casablanca, Ingrid Bergman...
Preparei um tajine e couscous. Mas tudo começou com uma berinjela recheada com tomates, cebola, especiarias e muito queijo. Ela foi assada no forno e servida com salsa picada.
O que já era bom, ficou ainda melhor: tajine marroquino, um ensopado muito popular no norte da África, com carne de cordeiro e gado. Cozido lentamente com tomate, grão-de-bico, pimenta síria, sumac, cominho, gengibre, ameixa seca e abóbora. Isso tudo servido sobre uma "cama" de couscous marroquino, com uva-passa, castanha e salsinha picada. Um prato com sabores fortes que se harmonizam perfeitamente, talvez um pouco exótico para o gosto médio brasileiro, porém uma comida típicamente "caseira" em seu país de origem, como todo bom ensopado...
Convivas, compartilhando o jantar...
... e saboreando a sobremesa: torta de chocolate, café e ricota.
Como sempre, tive o maior prazer em cozinhar para meus convidados. É o que mais gosto de fazer, porém outros deveres me chamam e a divulgação da Casa Cardozo é um deles. Entre uma sessão de fotos que "invadiu" o antirrestaurante por dois dias, a gravação de um programa para TV que eu já havia postado AQUI NESSE LINK! e uma entrevista ao vivo e muito legal para a jornalista Sara Bodowsky, no programa gaúcho TVCOM Tudo +, parece que a saudade do fogão apertou e voltei correndo para meu "lar"...
No sábado, dia 06 de outubro, o cardápio mudou, os convidados eram outros, mas a alegria de cozinhar permaneceu a mesma. Tanta alegria que me descuidei nas fotos da entrada.
Então o melhor é pular para o prato principal, que teve um purê de batatas (inglesa e doce) com toque de manteiga, gengibre e noz-moscada, brócolis picante e alcatra empanada, assada em "cama" de cebolas, recheada com ameixa seca, salsa e castanhas e acompanhada de molho da casa.
A noite foi regada com os vinhos da Angheben, vinhos trazidos pelos convivas (sem qualquer cobrança de taxa) e pela novidade da casa: cerveja Rasen de Gramado/RS. Os convivas, muitos pela primeira vez no antirrestaurante, aprovaram o cardápio, curtiram as bebidas e compartilharam brindes...
A sobremesa ficou reservada para o final, é claro. Foi uma criação minha e apresentei pela primeira vez nessa noite. Ganache (chocolate amargo com creme de leite), "marmorizado" com chocolate branco, uva-passa, castanhas picadas e leve toque de laranja. Uma verdadeira maravilha, concentrada em pequena porção!
E se a semana passada foi cheia, a atual promete também. Já começamos nessa quarta, dia 10/10 com reservas esgotadas e vamos até sábado com um dos melhores cardápios da Casa Cardozo:
Dia 13/10 – Sábado – 20:30h
Entrada - Fattoush - salada libanesa com alface, pepino, tomate, hortelã e pão árabe entre seus ingredientes.
Azeite, limão e sumac entre seus temperos.
Principal - Stifado grego - famoso ensopado grego com carne bovina, cebola roxa, uva-passa, tomates pelados e vinho. Tudo servido sobre o tradicional couscous marroquino.
Sobremesa – Crème fraîche caseiro – com compota de morangos.
Valor da partilha: 45,00 por pessoa.
Faça sua reserva pelo e-mail casacardozo@gmail.com ou pelo telefone 51 8574-4572
Para mais datas e cardápios, veja aqui no blog (na barra cardápios) e faça sua reserva antecipada.
Bom apetite!