domingo, 7 de abril de 2013

Um pernil de cordeiro, assado no ponto certo!



Com o tempo vamos aprimorando nossas receitas, os métodos e a busca pelos melhores ingredientes. É natural!
Quando olho para a foto acima, vejo um longo caminho percorrido até chegar ao destino, ou ao cordeiro que está no prato. Por mais que os primeiros pratos, servidos no antirrestaurante, fossem feitos com toda a atenção, esmero, apuro e cuidado, é inegável que as receitas foram sendo aprimoradas ao longo da jornada. Servir o primeiro pernil assado de cordeiro foi maravilhoso, mas servir agora nos enche de orgulho. Já tínhamos um ótima receita e ingredientes corretos, mas passamos a ter, com o tempo de casa, o que de melhor se pode ter em uma cozinha: experiência e conhecimento!



Na última quinta-feira, oferecemos um jantar com pernil de cordeiro assado e molho de vinho com hortelã. Estava, realmente, delicioso e logo abaixo eu explico todos os ingredientes. Agora vou falar um pouco da entrada da noite. Um prato que chama a atenção das pessoas pelo inusitado, entre os brasileiros, de juntar o camarão e a linguiça de porco. Sou testemunha que em outras partes do mundo essa combinação é bem aceita, portanto não inventamos nada, apenas trazemos novas formas de combinação para ingredientes tão comuns e adorados por muitos...


Uma camada de polenta mole e cremosa, com bastante queijo parmesão, uma camada de molho de tomates com linguiça campeira e camarões ao curry e açafrão-da-terra. Mais uma camada cremosa de polenta e, por último, uma camada de molho. Lindo, cheiroso e gostoso. Quer mais?!


Agora sim. O cordeiro!
Um dia antes de assar: alecrim, hortelã, alho, azeite, vinho branco e zimbro.
Assar, lentamente, enquanto prepara o molho de vinho tinto, manteiga e hortelã, com um bom caldo (caseiro) de cordeiro. Como eu disse, uma boa receita.
O tempo e a prática, fazem o resto do trabalho...




Mas o que faríamos sem os "famosos" convivas?! Nada, eu afirmo. O grande prazer que temos com o antirrestaurante é receber em nossa casa!




Para fechar a noite, uma livre adaptação de uma das mais tradicionais sobremesas: o tiramisù.


Eu chamo de "falso" tiramisù, por mudar os ingredientes da receita tradicional, mas o gosto é bem verdadeiro!




E foi assim, mais um jantar no antirrestaurante de Porto Alegre. Abrimos nosso apartamento para receber pessoas curiosas o bastante para desfrutar uma experiência gastronômica diferente e inspiradora. Tanto para nós, como para nossos convidados.



Estou aqui, na cozinha, esperando sua visita! Recebemos apenas com reservas, mas podemos fazer do seu jeito, basta entrar em contato pelo e-mail  casacardozo@gmail.com  ou telefone 51 8574-4572

Bom apetite!